Ligue-nos / Call us: 282 457 018

Traumatismos Dentários

Traumatismos Dentários

Os traumatismos dentários são relativamente frequentes. Acontecem sobretudo em bebés e crianças e em desportistas podendo levar a danos irreversíveis nos dentes e nas estruturas que o rodeiam. 
Higiene Oral na Clinica PRIVÉ - Portimão

Se esta a sofrer de um traumatismo dentário, pode recorrer ao nosso Serviço de Urgência 24 horas que é um atendimento de urgências dentárias por chamada. O Serviço Urgências Dentárias 24h da Clínica PRIVÉ está também disponível aos sábados, domingos e feriados. Pode ligar para 96 839 4889.

Sabendo o que fazer quando estes traumatismos ocorrem pode fazer a diferença entre perder ou salvar um dente. Para todas as urgências orais é importante consultar um profissional de saúde oral o mais cedo possível.

Como evitar uma urgência/emergência dentária

  • Usar um protector bucal quando participa em actividades desportivas ou recreativas em que haja risco de traumatismo.
  • Evitar trincar/roer objectos duros, mastigar gelo ou outros que possam fracturar os dentes.
  • Usar tesouras ou facas para cortar e não os dentes.

O que fazer no caso de partir um dente?
No caso de fractura deve procurar o medico dentista o mais cedo possível. Só esse profissional poderá avaliar a extensão da fractura e proceder ao tratamento adequado.

Quando o traumatismo envolve também as estruturas adjacentes ao dente é natural que haja hemorragia. Nesse caso deve imediatamente bochechar/lavar a zona com água tépida para limpar a área. Coloque compressas frias ou gelo na face junto à área afectada para evitar a o inchaço e o hematoma.

Se o traumatismo for acompanhado de corte na língua ou lábios procure o médico-dentista ou dirija-se ao serviço de urgência hospitalar o mais rápido possível.

A gravidade destes traumatismos pode variar desde uma fractura simples até a uma avulsão dentária (o dente sai inteiro da boca).

O que fazer no caso de ter dor de dentes?
A dor de dentes pode ter várias causas. Só um profissional de saúde oral poderá dizer a sua origem e proceder ao tratamento indicado. Não use produtos ou medicamentos que não tenham sido recomendados por estes profissionais. Quando tem uma dor de dentes limpe bem a área de onde provém a dor e use o fio para retirar algum resto alimentar que posso estar preso entre os dentes. Se a dor persistir consulte o seu médico-dentista.

O que fazer no caso de um dente sair por inteiro da boca?
Se um dente permanente sair totalmente da boca procure mantê-lo humedecido. Se conseguir, pode tentar colocá-lo de novo no alvéolo bocal sem tocar na raiz. Se não for possível coloque-o em leite ou mesmo dentro da boca entre a gengiva e a bochecha. Procure um medico-dentista de imediato.

O que fazer para remover um objecto que fique preso entre os dentes?
Tente remover com cuidado usando o fio dentário. Nunca use objectos pontiagudos ou afiados. Se não conseguir procure um profissional de saúde oral.

Espalhe a Palavra...

Close Menu