intralipoterapia
intralipoterapia

Como são feitas as aplicações do Desoxicolato de Sódio ?
MECANISMO DE AÇÃO
Devido às suas propriedades farmacológicas antes citadas, há em andamento estudos que mostram a eficiência da utilização de desoxicolato de sódio em redução de gordura localizada, quando aplicado por via subcutânea direto no tecido adiposo. O mecanismo de ação do desoxicolato de sódio ainda não é muito conhecido mas o que se sabe é que ele é responsável por agir na membrana das células adipócitas promovendo sua lise. O rompimento da membrana libera ácidos graxos que vão reagir com o desoxicolato.
O desoxicolato de sódio também conhecido como ácido desoxicólico é um ácido biliar presente na bílis humana, que atua como detergente para emulsificação das gorduras ingeridas na dieta. Tem efeito sobre as proteínas das membranas celulares, comportando-se como um detergente aniônico em concentrações relativamente baixas (1%).
Em farmacologia se emprega como agente coadjuvante para solubilizar medicamentos de uso intravenoso e parenteral, também usado como reforçador de absorção permitindo uma maior disponibilidade do fármaco no seu sítio de ação e na produção de alguns tipos de vacinas.









INDICAÇÕES
O desoxicolato é recomendado para pessoas que estão no peso normal mas têm gordura localizada, ou que estão apenas um pouco acima do peso. É indicado também para pacientes que se submeteram a lipos, vibrolipos, hidrolipos ou outros tratamentos para redução de gordura e não ficaram satisfeitas com os resultados. As injeções podem ser aplicadas em qualquer parte do corpo, menos na face. Ou seja, gorduras localizadas na barriga, culotes, coxas e costas são os locais mais indicados para aplicação.
PRECAUÇÕES
O uso inadequado de desoxicolato de sódio, em altas dosagens, pode induzir a ocorrência de pancreatite aguda, apoptose, edema e liberação de prostaglandinas E2.
Deve-se também tomar o cuidado de sempre aplicá-lo subcutâneamente, uma vez aplicado intradérmico podem ocorrer nódulos doloridos que demoram de 7 a 10 dias para desaparecerem.
REAÇÕES COMUNS
Os pacientes sentem dor de média intensidade que dura de dois a três dias e se inicia algumas horas após a aplicação. Também há inchaço no local tratado que dura até aproximadamente cinco dias. Pode aparecer coceira no dia da aplicação ou quatro a cinco dias depois, mas não é alergia e sim uma reação ao medicamento que passa espontaneamente pelo tecido subcutâneo.