Oral Surgery
Oral Surgery
One of the most extensive areas of Dentistry is Oral Surgery. Its purpose is to prevent, diagnose and treat changes, lesions and pathologies of the oral cavity and attached structures.
It encompases all surgical procedures related to extractions of non-salvagable teeth, e.g. teeth with very extensive and non-restorable caries, teeth without bone support, or supernumerary teeth. In addition to these situations, the extraction of a tooth may still be related to the need to gain space in the dental arch.
Furthermore, Oral Surgery also involves treatment or correction a previously diagnosed problem that requires a surgical solution, as well as the diagnosis and removal of gingival cysts or tumors.
Many complex clinical cases may require an integrated multidisciplinary treatment plan inegrating Oral Surgery with other areas like Implantology, Orthodontics, Fixed and Removable Prosthesis or Periodontology. Periodontal diseases, cavities, endodontic problems, among others, should be treated before any oral surgical intervention.
Removal of Cysts and Benign Lesions
.
Surgical Removal of Impacted and Supernumerary Teeth.
.
Preservação da crista óssea alveolar após extracção dentária
.
Pigmentação Gengival
Há cada vez pessoas a sofrer de pigmentação gengival, um problema que se traduz pelo aparecimento de manchas escuras na gengiva e que ocorre sobretudo em fumadores e pessoas de raça negra.
Para as remover, é preciso recorrer a um tratamento de despigmentação gengival. Esta técnica cirúrgica, minimamente invasiva, que consiste numa esfoliação, com uma broca específica, que remove as camadas superficiais da gengiva manchada, que volta a crescer cor-de-rosa.
.
Free Gengival Grafting
.
Remoção de Quistos e Tumores Orais
A remoção de quistos ou tumores exige igualmente a intervenção da Cirurgia Oral. Na origem de alguns quistos pode estar um dente incluso não removido. Existem casos em que a infecção ou o quisto estão localizados na extremidade da raiz do dente. Nestas situações, recomenda-se a extracção ou redesvitalização do dente. Se a infecção persistir, a remoção do quisto terá que ser efectuada cirurgicamente.
Preservação da crista óssea alveolar após extracção dentária.
Se precisar de extrair um ou vários dentes, qualquer que seja o motivo, deve ser feito de forma a preservar ao máximo o seu osso maxilar. A partir do momento que os seus dentes são removidos, começa a haver uma degeneração significativa do osso circundante.
O osso que circunda os dentes é um tipo de osso específico (alveolar?) cuja função é sustentar os seus dentes.
Quando um dente é removido, este osso começa a degenerar e desaparece. O processo degenerativo é mais rápido nas zonas onde as próteses parciais ou completas estão desgastadas.
Para preservar o seu maxilar após a extracção de um dente, o processo realiza-se em duas fases. Em primeiro lugar, o seu dentista deve extrair cuidadosamente o dente para evitar uma perda óssea desnecessária. Por outro lado, o material de substituição do tecido ósseo deve ser colocado no alvéolo. Isto implica preencher o alvéolo com um material semelhante ao osso, cobri-lo por uma membrana e suturá-lo. O material de substituição do tecido ósseo vai entrar em contacto com o tecido que preenche o alvéolo, e com o decorrer do tempo o osso regenera-se. Este osso será um excelente suporte caso decida colocar implantes dentários, embora não por um período indefinido.
Colocar implantes dentários 5 a 12 meses após a cicatrização dos alvéolos irá proporcionar o melhor suporte duradouro, de forma a preservar o seu maxilar e reaver a funcionalidade natural da sua boca. Caso contrário, o enxerto ósseo pode também degenerar ou reabsorver ao longo do tempo.
Post-operative Instructions
.