Rugas
Rugas
Por volta dos 25 anos os primeiros sinais de envelhecimento começam a tornar-se visíveis na superfície da pele. As rídulas aparecem em primeiro lugar e com o tempo as rugas, a perda de volume e de densidade.
Onde aparecem as rugas e porquê?
À medida que envelhecemos, as substâncias que mantêm nossa pele suave diminuem incluindo o Colágeno, a Elastina e o Ácido Hialurónico. Na pele jovem, um arranjo regular de tecido dérmico e a oferta abundante de Colágeno e Elastina, contribuem para o bloco de construção como estrutura da pele, o que significa que a pele aparenta e sente-se firme. Ao longo do tempo, o processo de envelhecimento interno predeterminado pelos genes, juntamente com o stress oxidativo externo, como por exemplo, através da exposição à luz solar, começam a afectar a aparência da pele.
Um declínio anual de 1% dos níveis de colagénio e a desorganização de tecido dérmico, provoca a perda de resistência da pele e o aparecimento de rugas.
Outro factor fundamental na formação de rugas é a diminuição da produção de Ácido Hialurónico. Esta é a substância de ligação que rodeia as células, dando à pele a sua aparência jovem e lisa. O declínio desta própria substância da pele, faz com que a estrutura da pele perca a sensação de estar completa e firme, tornando-se mais susceptível a rugas.
Um dos sinais mais visíveis do envelhecimento são as rugas, que ficam mais profundas com o passar do tempo. Existem diversas formas para as tratar, tanto evasivas como não evasivas. Algumas com benefícios imediatos, outras com benefícios a longo termo.
Sintomas mais comuns
Ao contrário da perda de volume ou perda de densidade, as rugas são fáceis de detectar, pois aparecem como rídulas distintas ou vincos no rosto. Tendem a tornar-se visíveis em determinadas áreas em primeiro lugar:
Na testa pode perceber linhas horizontais e sulcos entre as sobrancelhas. Começam como “rugas de expressão” e são em parte causadas pelas expressões do rosto. Ao longo do tempo vão aprofundando.
Nos cantos externos dos olhos aparecem rídulas, ficando cada vez mais evidentes à medida que o tempo passa. São conhecidas como “pés de galinha”. Estas rugas são muitas vezes notadas pela primeira vez. Tal ocorre, porque a pele é mais fina e mais propensa do que em outra parte do rosto.
Do nariz até a boca as rugas mais profundas aparecem, ligando as duas áreas. São conhecidas como sulcos nasolabiais. O aparecimento destas rugas pode estar ligado à perda de volume à medida que eles são também um sinal de flacidez da pele.
Por todo o rosto aparecem rídulas ao longo do tempo. Não são afectadas pela expressão facial e estão sempre visíveis. Aparecem pela primeira vez com uma textura enrugada que se desenvolve gradualmente em rugas mais pronunciadas à medida que envelhecemos. A diminuição da elasticidade e da densidade contribui para a sua formação. Podem aparecer em qualquer parte do rosto, mas são mais perceptíveis ao redor e logo abaixo da área dos olhos.
TRATAMENTO
- Coenzima Q10: Estimula a produção de energia das células.
- Pentapeptides: Estes ajudam a aumentar a produção natural de cologénio e a reconstruir a estrutura da pele, suavizando a aparência das rugas.
- Alfa-hidroxi Ácidos (AHAs): Agem como super exfoliantes. Eles quebram com os laços que mantêm as células secas e estragadas juntas, para encorajar a nova pele a crescer.
- Ácido Hialurónico: Uma substância que surge naturalmente na nossa pele que tem a capacidade de guardar 1000 vezes o seu peso molecular em água. Como cuidado activo para a pele, tem um poderoso efeito de preenchimento de rugas.
- Saponin: A bio-activa Glicina-Saponina, derivada de soja, é uma das substâncias mais efectivas para a estimulação natural da produção de Ácido Hialurônico da pele. Esta penetra na camadas mais profundas da epiderme, onde são formadas as rugas, para impulsionar a produção de Ácido Hialurônico.
- Magnàlol: Um activo altamente concentrado, extraído da casca da Magnólia. Ele melhora a capacidade de armazenamento das células que dão volume nas camadas mais profundas da pele, em número e tamanho (provado em estudos in vitro). Esta acção de preenchimento ajuda a diminuir a aparência das rugas. Também usado para tratar a perda de densidade de pele.