Dentisteria Preventiva

Na vanguarda da inovação…

Oferecemos um conjunto alargado de tratamentos dentários, nos quais conciliamos um exigente padrão de qualidade com custos acessíveis.

Dentisteria Preventiva

A prevenção na medicina dentária é muito comum em pacientes de odontopediatria, porém uma abordagem preventiva é também importante para toda a vida.

É certo que nas crianças a evolução das cáries se dá de forma mais rápida, por isso a preocupação e o controle, no mínimo semestral, durante a infância. Em casos onde o dentista identifica uma maior propensão ao aparecimento de cáries, poderá até indicar a redução o período de retorno do paciente ao consultório.

Na fase adulta, o controle semestral é o ideal, porém o espaço entre as visitas pode ser diminuído caso o médico dentista identifique uma alta incidência de cáries, tártaro ou um aumento da susceptibilidade à doença periodontal, ou aumentá-lo caso julgue necessário. A ausência do paciente em consultório por período prolongado pode acarretar o desenvolvimento de problemas que poderiam ser prevenidos ou interceptados em uma fase inicial, com menor perda de estrutura dentária e ou óssea e periodontal.

Uma cárie que se formou em seis meses na estrutura superficial do dente pode ser facilmente restaurada em uma sessão, já a mesma cárie deixada sem tratamento, pode se propagar pela estrutura interna do dente atingindo a polpa e consequentemente o nervo do dente. Nesta situação, a cárie causa uma inflamação do nervo levando a um quadro de pulpite que gera a dor de dentes. Quando isto ocorre, é necessário o tratamento endodontico e uma restauração maior, já que o dente perdeu bastante estrutura, muitas vezes é necessário uma prótese, onlay ou até uma coroa com espigões para reconstruir o dente.

Seguindo com a filosofia da prevenção, uma cárie que inicialmente poderia ser removida e restaurada com resina composta, pode evoluir e no futuro precisar de um tratamento muito mais complexo, que é feito em múltiplas sessões. Existem pacientes que não tem muita tendência a desenvolver cáries e se sentem desobrigados do controle periódico, porém existem outros problemas orais que podem se manifestar de forma silenciosa e que também devem ser evitados. A formação de tártaro causa uma inflamação gengival que é indolor, porém pode levar a perda de estrutura óssea e retracções gengivais que são irreversíveis. É muito comum pacientes que nunca tiveram cáries ou tem um baixo índice de cáries desenvolverem a doença periodontal na fase adulta. Além da perda de estrutura dentária e periodontal irreversíveis, o tempo de tratamento pode aumentar consideravelmente, assim como o custo do tratamento se eleva devido ao maior número e complexidade de procedimentos necessários para reestabelecer a saúde e função do elemento dentário.

A PERFECT SMILE tem esta visão preventiva de saúde dentária e pratica um sistema de retorno avisando o paciente quando retornar ao consultório.

Higiene Oral na Clinica PRIVÉ - Portimão

Visitas Periódicas

As visitas periódicas ao dentista precisam ser realizadas de forma consciente e sistemática. Consciente porque você necessita saber da importância dessa atitude para a sua saúde. Sistemática porque é rigorosamente necessário que você faça no prazo estipulado pelo dentista. Se respeitaram estes prazos conseguiremos intervir de forma precoce e rápida.

Destartarizações

Todos queremos dentes brancos, uma boca limpa e um hálito fresco. Isso é possível através de uma dieta cuidadosa, hábitos diários de higiene e destartarizações periódica dos dentes realizada pelo seu dentista. As destartarizações ou simplesmente limpeza dos dentes, é o procedimento que o dentista realiza para remover o biofilme (placa bacteriana) e o cálculo (tártaro) dental. A placa e o tártaro causam inflamação dos tecidos de suporte (gengiva, ligamento periodontal e osso) provocando sangramento e inchaço gengival, mobilidade e até a perda dos dentes. A destartarização dos dentes é realizada através do uso de curetas e do aparelho de ultrassom. O ultrassom é um aparelho possível de ajustar a potência, o que resulta num procedimento de mínimo desconforto. Somente alguns pacientes com hipersensibilidade dentária necessitam de anestesia.

APRESENTAÇÃO DIGITAL DO PLANO DE TRATAMENTO na Clinica PRIVÉ - Portimão
DENTALWORKS na Clínica PRIVÉ

Protectores orais

Os protectores orais são comummente usados por desportistas que correm riscos de quedas ou contacto físicos brutos. Observa-se muito em lutadores ou jogadores de futebol, basquetebol, rugby entre outros. Os protectores orais são ainda mais úteis para pacientes que fazem uso de aparelhos ortodonticos fixos.

Flúor Tópico

A aplicação tópica de flúor é uma espécie de terapia para os dentes, um reforço na protecção contra cáries. O flúor é um produto industrializado, quimicamente testado, composto por fluoreto que protege as cavidades dentárias.

Salas de espera confortáveis na Clínica PRIVÉ - Portimão
DENTALWORKS na Clínica PRIVÉ

Selantes de fissura

Os selantes são materiais plásticos transparentes, brancos ou matizados que são usados para “pintar” as superfícies rugosas dos dentes posteriores (pré-molares e molares), as quais usamos para mastigar os alimentos, promovendo a sua protecção.

Radiologia Oral

.