Oclusão e Postura

A Oclusão é a área da Medicina Dentária que diagnostica, previne e trata os problemas relacionados com más oclusões (incorreta posição) e disfunções temporo-mandibulares, (problemas da articulação da mandíbula).

Normalmente se manifestam em:
• Dores e cansaço dos músculos da face
• Dores mastigatórias
• Estalido na abertura e/ou fecho da boca
• Dificuldade de abertura e/ou fecho da boca
• Dores de cabeça

Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular (ATM) e Dor Orofacial
A disfunção da articulação temporo-mandibular é definida como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a articulação temporo-mandibular (ATM) e estruturas associadas. (Academia Americana de Dor Orofacial).

Localizada junto ao ouvido, a articulação temporo-mandibular (ATM) estabelece a união da mandíbula com o crânio. As disfunções desta articulação estão, regra geral relacionadas com problemas de posicionamento dentário que provocam desequilíbrio nas articulações, músculos e ligamentos.

Os sintomas mais frequentes são:
• Dor ou desconforto na face, nos músculos mastigatórios, dores de cabeça, ouvido e pescoço.
• Sensação de redução de audição, vertigem e zumbidos.
• Cefaleias, aumento da frequência de enxaquecas.
• Limitações na abertura da boca, bloqueio, desvio da mandíbula, dificuldades na mastigação.

Causas:
• Traumatismo da mandíbula (por exemplo causado por acidente de viação).
• Patologia articular (por exemplo artrite).
• Apertar e ranger os dentes (bruxismo).
• Tensão muscular e tensão emocional.

Diagnóstico:
• Exame médico composto por palpação muscular na face e articular.
• Avaliação dos movimentos da mandíbula e da cavidade oral (saúde dentária, periodontal, ausências dentárias, substituição de dentes perdidos).
• Uso de meios auxiliares de diagnóstico como Rx, Tac e RMN.

Tratamento:
Alguns estudos relatam o controlo dos sintomas em cerca de 90% dos casos com a utilização de medicação, goteiras, fisioterapias, reeducação postural e cadeias musculares.

O tratamento da disfunção da ATM passa pela eliminação das principais causas, pelo que é frequente a necessidade de articulação com o tratamento ortodontico, com intervenções de implantologia, destinadas a repor dentes em falta, ou com cirurgia ortognática. A cirurgia ortognática ou cirurgia da ATM reservam-se para casos muito específicos.

Vários estudos demonstram a eficácia da Toxina Botulínica para o tratamento do bruxismo em aplicações nos músculos masseter e temporal, ou apenas o masseter.