Rosácea

A rosácea é uma doença que provoca vermelhidão e borbulhas no rosto e é mais comum nas mulheres, entre os 30 e os 50 anos, do que nos homens.

Tratar Rosacea com Laser Vbeam na Clínica PRIVÉ

As suas causas estão associadas a problemas circulatórios, endócrinos, digestivos e do sistema nervoso. Quando a pele está infetada, pode criar pústulas e abcessos, sobretudo nos casos mais graves.

A rosácea piora com a ansiedade e com o stress. As variações climatéricas, a cafeína e a ingestão de álcool também não ajudam. Com o passar do tempo, a vermelhidão torna-se permanente e podem formar-se pequenos derrames vasculares (telangiectasias).

Conselhos:

• Não ingira alimentos muito condimentados
  • Evite bebidas muito quentes, bem como álcool
  • As mudanças súbitas de temperatura também agravam os sintomas da rosácea

Sintomas mais comuns

Numa fase inicial, esteja atenta a sintomas como vermelhidão, sensação de calor, ardor e mal-estar. Com a evolução da doença, é provável que surjam pápulas, nódulos e derrames vasculares.

Deve procurar ajuda desde os primeiros sintomas para prevenir a evolução da rosácea para fase inflamatória ou mesmo granulomatos.

Resultados no tratamento:

ANTES

DEPOIS

TRATAMENTO

Embora não haja cura para a rosácea, o tratamento pode aliviar bastante os sinais e sintomas. Na maioria das vezes, uma combinação de tratamentos com medicamentos tópicos e orais em conjunto com mudanças de estilo de vida, são necessários para o controle da doença.

Os sintomas da rosácea podem variar substancialmente de um paciente para outro, e, consequentemente, o tratamento deve ser ajustado para cada caso individual.

O reconhecimento dos fatores desencadeantes e agravantes é importante para o tratamento. O uso diário de protetor solar é necessário para evitar que os raio UV estimulem a inflamação da pele.

Dermo-cosméticos tópicos da ZO® SKIN HEALTH, aplicando na pele uma ou duas vezes por dia podem ajudar a reduzir a inflamação e a vermelhidão. Entre os mais comuns estão a tretinoína, peróxido de benzoíla, ácido azeláico e possivelmente alguns antibióticos, como o metronidazol ou doxiciclina.

Nos pacientes com a forma eritêmato-telangiectásica, o tratamento com Laser Vbeam é uma opção.

A isotretinoína é uma medicação habitualmente usada nos casos de acne severa, mas que também é útil nos casos graves de rosácea, que não respondem ao tratamento inicial.

Alguns antibióticos em comprimidos possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam no controle da inflamação, podendo ser usados nos casos de rosácea pápulo-pustulosa. Os mais comuns são tetraciclina, minociclina e eritromicina.

Rozatrol para Rosacea na Clínica PRIVÉ

Resultados no tratamento: