Ligue-nos / Call us: 282 457 018




Cirurgia Oral

Cirurgia Oral

Uma das áreas mais abrangentes da Medicina Dentária é a Cirurgia Oral. O seu objetivo é prevenir, diagnosticar e tratar de alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas.

Esta área é responsável por todos os atos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes sem suporte ósseo, dentes inclusos ou supranumerários. Para além destas situações, a extração de um dente pode ainda estar relacionada com a necessidade de ganhar espaço na arcada dentária.

É assim responsabilidade da Cirurgia Oral, tratar ou corrigir um problema previamente diagnosticado e que necessita de solução cirúrgica, bem como o diagnóstico e remoção de quistos ou tumores gengivais.

Casos clínicos mais complexos exigem que outras áreas da Medicina Dentária disponibilizadas pela Clínica PRIVÉ, tais como a Implantologia, a Ortodontia, a Prótese Fixa e Removível ou a Periodontologia, trabalhem em articulação com a Cirurgia Oral, privilegiando-se nestas situações um plano de tratamento integrado e multidisciplinar. Doenças periodontais, cáries, problemas endodonticos, entre outros, devem ser tratados antes de qualquer cirurgia estética.

Higiene Oral na Clinica PRIVÉ - Portimão

Implantes Dentários

.

Plástica Gengival

.

APRESENTAÇÃO DIGITAL DO PLANO DE TRATAMENTO na Clinica PRIVÉ - Portimão
DENTALWORKS na Clínica PRIVÉ

Sinus Lift - Elevação do seio maxilar

.

Enxertos Ósseos

.

Salas de espera confortáveis na Clínica PRIVÉ - Portimão
DENTALWORKS na Clínica PRIVÉ

Extracções dos Sisos

.

Remoção de Quistos e Tumores Orais

.

Ortopantomografia Digital na Clinica PRIVÉ - Portimão
Sala de Espera na Clínica PRIVÉ

Extracções Cirúrgicas de Dentes inclusos e Dentes Supranumerários

.

Preservação da crista óssea alveolar após extracção dentária

.

Endodontia na Clinica PRIVÉ - Portimão
Receção da Clínica PRIVÉ - Portimão

Frenectectomia

.

Pigmentação Gengival

Há cada vez pessoas a sofrer de pigmentação gengival, um problema que se traduz pelo aparecimento de manchas escuras na gengiva e que ocorre sobretudo em fumadores e pessoas de raça negra.

Para as remover, é preciso recorrer a um tratamento de despigmentação gengival. Esta técnica cirúrgica, minimamente invasiva, que consiste numa esfoliação, com uma broca específica, que remove as camadas superficiais da gengiva manchada, que volta a crescer cor-de-rosa.

.

Medicina Oral na Clinica PRIVÉ - Portimão
DENTALWORKS na Clinica PRIVÉ - Portimão

Enxertos Gengivais

.

Apicectomia

.

Medicina Oral na Clinica PRIVÉ - Portimão
DENTALWORKS na Clinica PRIVÉ - Portimão

Remoção de Quistos e Tumores Orais

A remoção de quistos ou tumores exige igualmente a intervenção da Cirurgia Oral. Na origem de alguns quistos pode estar um dente incluso não removido. Existem casos em que a infecção ou o quisto estão localizados na extremidade da raiz do dente. Nestas situações, recomenda-se a extracção ou redesvitalização do dente. Se a infecção persistir, a remoção do quisto terá que ser efectuada cirurgicamente.

Preservação da crista óssea alveolar após extracção dentária.

Se precisar de extrair um ou vários dentes, qualquer que seja o motivo, deve ser feito de forma a preservar ao máximo o seu osso maxilar. A partir do momento que os seus dentes são removidos, começa a haver uma degeneração significativa do osso circundante.

O osso que circunda os dentes é um tipo de osso específico (alveolar?) cuja função é sustentar os seus dentes.
Quando um dente é removido, este osso começa a degenerar e desaparece. O processo degenerativo é mais rápido nas zonas onde as próteses parciais ou completas estão desgastadas.

Para preservar o seu maxilar após a extracção de um dente, o processo realiza-se em duas fases. Em primeiro lugar, o seu dentista deve extrair cuidadosamente o dente para evitar uma perda óssea desnecessária. Por outro lado, o material de substituição do tecido ósseo deve ser colocado no alvéolo. Isto implica preencher o alvéolo com um material semelhante ao osso, cobri-lo por uma membrana e suturá-lo. O material de substituição do tecido ósseo vai entrar em contacto com o tecido que preenche o alvéolo, e com o decorrer do tempo o osso regenera-se. Este osso será um excelente suporte caso decida colocar implantes dentários, embora não por um período indefinido.

Colocar implantes dentários 5 a 12 meses após a cicatrização dos alvéolos irá proporcionar o melhor suporte duradouro, de forma a preservar o seu maxilar e reaver a funcionalidade natural da sua boca. Caso contrário, o enxerto ósseo pode também degenerar ou reabsorver ao longo do tempo.

Medicina Oral na Clinica PRIVÉ - Portimão
DENTALWORKS na Clinica PRIVÉ - Portimão

Cuidados Pós-operatórios

.

Close Menu