Sensibilidade Dentária

A sensibilidade dentária é uma dor nos dentes, que pode ser causada por uma variedade de problemas.

Uma higiene oral adequada é a chave para prevenir problemas de sensibilidade dentária.

Higiene Oral na Clinica PRIVÉ - Portimão

Se esta a sofrer de uma hipersensibilidade aguda, pode recorrer ao nosso Serviço de Urgência 24 horas que é um atendimento de urgências dentárias por chamada. O Serviço Urgências Dentárias 24h da Clínica PRIVÉ está também disponível aos sábados, domingos e feriados. Pode ligar para 93 281 9000.

Num dente saudável, uma camada de esmalte protege a coroa do dente acima da margem gengival. Por baixo da gengiva o cemento protege a raiz do dente. Por baixo do esmalte e do cemento está a dentina, que é menos densa que o esmalte e o cemento , e contem inúmeros túbulos microscópicos. Quando a dentina perde a sua cobertura protetora estes túbulos permitem que o calor, frio ou ácidos atinjam a polpa e causem dor. A dentina também pode estar exposta por recessão da gengiva. O resultado pode ser hipersensibilidade.

As causas possíveis para a sensibilidade dentária incluem:

• Cárie dentária,
  • Dentes fracturados,
  • Restaurações gastas,
  • Problemas periodontais,
  • Desgaste dentário,
  • Exposição da raiz do dente.

A dor de hipersensibilidade é uma dor forte e rápida, semelhante a um “arrepio”, quando os dentes entram em contacto com o frio, calor, ácidos ou ao toque.

Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde oral. A dor pode levar a que a remoção da placa bacteriana (escovagem e fio) não seja tão eficaz, tornando os dentes mais vulneráveis à cárie e doenças gengivais.

Os dentes sensíveis podem ser tratados. O tipo de tratamento depende da causa da sensibilidade. O profissional de saúde oral pode sugerir uma variedade de tratamentos, como:

Dentífricos e elixires para a hipersensibilidade

Estes produtos contêm compostos que ajudam a bloquear a transmissão de sensações da superfície do dente ao nervo do dente e, normalmente, requer várias aplicações até a sensibilidade ser aliviada.

Gel fluoretado

Este produto vai fortalecer o esmalte e reduzir a transmissão de estímulos.

Aplicação de adesivos dentinários

Estes produtos têm que ser aplicados em consultório dentário e criam uma barreira física aos estímulos que provocam a dor.

Restauração ou coroa

Estes procedimentos normalmente usam-se para dentes que apresentam cárie dentária.

Cirurgia de contorno gengival

Se o tecido gengival foi perdido pode optar-se pelo recobrimento radicular que protegerá o dente e reduzirá a sensibilidade

Endodontia ou desvitalização

Se a sensibilidade for persistente e não pode ser tratada por outro meio pode optar-se pela desvitalização do dente o que eliminará de vez o problema.