Fotoenvelhecimento
Fotoenvelhecimento
Com a idade, os processos que acontecem na pele começam a abrandar e a estrutura a enfraquecer. As substâncias que mantêm a pele firme e suave começam a ser reduzidas. Isto é devido à combinação dos efeitos internos de envelhecimento do corpo com os factores externos.
Causas externas do envelhecimento da pele
Os factores externos que influenciam a velocidade a que a pele envelhece são todos relativos a um processo específico, o stress oxidativo. Esta é a libertação de moléculas chamadas radicais livres (ou de espécies que reagem ao oxigénio) no corpo. A teoria dos radicais livres do envelhecimento diz que o ser humano envelhece devido à acumulação de danos causados pelos radicais livres. Um radical livre é um átomo ou molécula altamente volátil que consiste num electrão separado num escudo exterior. A maioria tem a capacidade extensa de danificar as estruturas de todas as células, incluindo os lipídios e proteínas.
Em circunstâncias normais, os radicais livres são apanhados e neutralizados pelos antioxidantes na pele: moléculas com a capacidade de os absorver e bloquear. No entanto, com o passar do tempo, a capacidade que a pele tem de desactivar os radicais livres começa a decrescer. O resultado é o dano a todos os componentes das células da pele. O stress oxidativo é acelerado e desencadeado por diversos factores de cada estilo de vida.
Causas internas do envelhecimento
Algumas das causas do envelhecimento da pele do rosto são inevitáveis e não podem ser alteradas. A nossa idade biológica determina as mudanças estruturais na pele e a eficiência das funções celulares. Estas abrandam a cada ano que passa.
Em vez de uma única causa, a pele envelhece devido a uma combinação de factores, tanto internos como externos. A compreensão desses factores vai ajudar a criar uma abordagem holística para a prevenção do envelhecimento da pele.
Factores que acelera o envelhecimento
Sol
A exposição solar é o principal factor externo responsável pelo envelhecimento da pele por meio do stress oxidativo. Os danos na pele causados pela exposição prolongada e exposição diária aos UV é chamado de envelhecimento pela luz, também responsável pela pigmentação irregular.
Poluição
A exposição da pele à poluição, mais comum nas cidades, pode desencadear a libertação dos prejudiciais radicais livres. Além disso, a poluição agrava os efeitos da exposição ao sol acelerando o stress oxidativo.
Fumar
Os produtos químicos e a nicotina contida nos cigarros são responsáveis pelo aumento da quantidade de radicais livres na pele. Como a poluição, intensifica os efeitos da exposição ao sol, levando ao stress oxidativo.
Nutrição
Os antioxidantes são moléculas com a capacidade de neutralizar os radicais livres que danificam a pele, acelerando o seu envelhecimento. Uma dieta deficiente em antioxidantes não fará nada para ajudar a abrandar o envelhecimento da pele em geral. No entanto, comer muitas frutas e vegetais ricos em antioxidantes pode-se tornar uma ferramenta fundamental para uma abordagem holística para a prevenção do processo de envelhecimento.
Muito pouca atenção
A pele mal cuidada envelhece mais rapidamente. A limpeza completa com produtos adequados para o tipo de pele, juntamente com a aplicação regular de produtos de cuidados da pele direccionados para preocupação primária da pele, pode influenciar a pele. O uso de protecção solar eficaz quando exposta à luz solar é uma parte fundamental de prevenção.
TRATAMENTO
Compreender o processo de envelhecimento da pele informa sobre como a pele deve ser tratada. A perda de densidade pode ser gerida através do uso de produtos para a pele ou em conjunto com os tratamentos mais invasivos.
Dermocosmética ZO® SKIN HEALTH
Ajudam prevenir a ocorrência e são ingredientes chave para reduzir o aparecimento do fotoenvelhecimento.Protecção solar: é aconselhável a utilização diária de um protector solar de amplo espectro com FPS como parte de uma rotina diária de limpeza, clareamento e cuidado.
- Arbutin. esta fonte natural de hidroquinona é um ingrediente chave em muitos produtos de clareamento da pele usado na Ásia. Embora não seja tão forte, ou eficaz, como hidroquinona produzida industrialmente, existem preocupações semelhantes sobre a sua segurança.
- Retinóides (derivados da Vitamina A): mais uma vez, estes são relativamente eficazes, mas ambos podem irritar a pele e provocar sensibilidade ao sol (o que, naturalmente, pode piorar a hiperpigmentação). Os retinóides não são adequados para mulheres grávidas ou lactantes devido a possíveis ligações com defeitos congénitos.
Injeções de preenchimento dérmico: desenvolvidas para preencher rugas, mais comumente com Ácido Hialurónico.
Injecções de toxina botulínica: trabalham restringindo temporariamente o movimento muscular facial. São mais comumente usadas na testa e ao redor dos olhos. Reduzem as rugas causadas pelas expressões faciais. Os efeitos desaparecem vários meses depois e o processo deve ser repetido para manter os resultados.
Peelings Químicos: O Ácido Glicólico ou Ácido Láctico têm como objectivo melhorar e facilitar a textura da pele removendo as camadas externas danificadas. O peeling também pode ajudar a aumentar a densidade e a espessura da pele, promovendo a síntese de colágeno.
Resurfacing com Laser: Um laser é usado para remover as camadas exteriores da pele do rosto e estimular o crescimento de novas fibras de colagénio. Enquanto a área cicatriza, a pele engrossa e melhora a densidade.
Além disso, a perda de densidade e brilho pode ser desacelerada com uma abordagem holística para a prevenção.