Ligue-nos / Call us: 96 898 5085

manchas da idade

manchas da idade

As manchas da idade são pequenas áreas de descoloração (hiperpigmentação) que afectam o rosto, as mãos e outras áreas frequentemente expostas ao sol. São mais comuns em pessoas com mais de 40 anos, mas pode ocorrer mais cedo em alguns casos.

A hiperpigmentação é uma condição comum em que a melanina – pigmento natural da pele – é produzida em excesso, causando manchas escuras e tons de pele irregulares. A hiperpigmentação pode afectar a cor da pele de qualquer tipo de tez, embora seja mais frequente nas pessoas com tipos de pele mais escura. Não há preconceito de género.

Há muitas razões pelas quais a hiperpigmentação se desenvolve, incluindo o excesso de exposição aos UV, predisposição genética, idade, influências hormonais, inflamação ou lesão. Existem vários distúrbios de hiperpigmentação, um dos quais as manchas de pigmentação.

As manchas da idade são uma forma de manchas de pigmentação normalmente encontradas nas mãos, no rosto e no peito, ou outras áreas frequentemente expostas ao sol, as manchas da idade são pequenas, planas, manchas escuras de pele (castanho claro a preto). Tendem a aparecer em áreas da pele que estão mais expostas ao sol, como as costas das mãos, rosto, braços, testa e ombros. O aparecimento de manchas de pigmentação pode fazer sentir-se menos auto-consciente, em particular dada a sua associação com o envelhecimento.

Embora as manchas de pigmentação sejam geralmente inofensivas podem ser prejudiciais, como no caso do melanoma. Portanto, é aconselhável uma avaliação dermatológica regular das manchas de pigmentação na pele.

Se uma mancha de pigmento muda de tamanho, forma, cor, ou provoca prurido ou sangramento , deve consultar um dermatologista, para excluir malignidade.

O que causa as manchas da idade ?

As manchas de pigmentação são causadas por um aumento da actividade de melanócitos, as células produtoras de melanina localizadas na camada basal da epiderme. O principal determinante da cor da pele não é o número, mas sim a actividade dos melanócitos.

Dentro dos melanócitos estão os grânulos de pigmentação, chamados melanossomas, que contêm tirosinase (a enzima de pigmentação que é fundamental para a produção de melanina) e de melanina sintetizada. Estes são transportados a partir de melanócitos de queratinócitos – em cerca de 30 queratinócitos por melanócito.

A melanina absorve a radiação UV dos raios do sol para proteger a pele. Ao limitar a exposição solar, o resultado é um bronzeado uniforme.

No entanto, se a pele estiver exposta ao sol, por um longo período de tempo, a actividade de melanócitos irá aumentar e será produzida muita melanina. O resultado será o aparecimento de manchas da idade sobre as áreas mais expostas, como o rosto, as mãos e e peito.

Como a pele envelhece, o número de melanócitos diminui, mas os restantes aumentam de tamanho e a sua distribuição torna-se mais focalizada.

A regulação dos melanosomses também se torna menos controlada. Estas alterações fisiológicas explicam o aumento de manchas da idade em pessoas com mais de 40 anos.

Finalmente, a genética pode desempenhar um papel no desenvolvimento das manchas da idade. Se um dos pais ou ambos tiveram manchas da idade, há uma maior probabilidade da sua ocorrência na próxima geração.

TRATAMENTO

Existem dois principais conceitos utilizados pelos dermatologistas: remoção da descoloração da pele causada pela hiperpigmentação e a regulação dos sinais.

No caso da remoção, por peeling químico ou terapia laser, cada um pode ter efeitos secundários, como irritação, inflamação e até mesmo queimaduras, o que pode realmente desencadear hiperpigmentação pós-inflamatória, especialmente em tons de pele mais escuros. Também podem ser caros e invasivos.

Remoção

Peelings químicos, por exemplo 3-STEP-PEEL

Trata-se de uma solução ácida aplicada na área afectada para remover as camadas superficiais da pele. O procedimento conduz inicialmente à formação de bolhas. Quando as bolhas descamam, a pele nova e uniformemente pigmentada é revelada por baixo.

Terapias a laser (CO2 Fracionado CO2RE)

Tratamentos semelhantes, mas mais precisos estão disponíveis ao usar terapia a laser. Aqui, o médico “apaga” as áreas afectadas com uma luz de alta energia. Dependendo da gravidade, a luz vai trabalhar sobre a camada superficial (epiderme) ou penetrar nas camadas mais profundas da pele.

Regulação

Um número de medicamentos tópicos e/ou produtos derma-cosméticos ZO SKIN HEALTH® também estão disponíveis para regular a pigmentação. A maioria depende de um ou mais dos seguintes ingredientes para clarear as manchas escuras da pele, para coincidir com a coloração normal da pele, e/ou diminuir a produção de melanina:

  • Hidroquinona 2-4% (só Raio-X) é um poderoso agente de branqueamento da pele. Requer prescrição médica.
  • Ácido Kojico. Uma opção natural e um subproduto do vinho de arroz japonês, o saquê. No entanto, pensa-se ser um inibidor relativamente fraco da produção de melanina e também está proibido em muitos países.
  • Ácido Glicólico. Além de ser utilizado por médicos para peelings químicos, o ácido glicólico é um ingrediente activo em muitos cremes tópicos para a hiperpigmentação.
  • Derivados de Vitamina C. Muitas vezes utilizados em conjunto com outros ingredientes activos, estes derivados revelaram-se relativamente eficazes contra a hiperpigmentação.

Além da regulação da pigmentação, existem maneiras de prevenir a ocorrência e ingredientes chave para reduzir o aparecimento da hiperpigmentação.

  • Protecção solar: é aconselhável a utilização diária de um protector solar de amplo espectro com FPS como parte de uma rotina diária de limpeza, clareamento e cuidado.
  • Arbutin. esta fonte natural de hidroquinona é um ingrediente chave em muitos produtos de clareamento da pele usado na Ásia. Embora não seja tão forte, ou eficaz, como hidroquinona produzida industrialmente, existem preocupações semelhantes sobre a sua segurança.
  • Retinóides (derivados da Vitamina A): mais uma vez, estes são relativamente eficazes, mas ambos podem irritar a pele e provocar sensibilidade ao sol (o que, naturalmente, pode piorar a hiperpigmentação). Os retinóides não são adequados para mulheres grávidas ou lactantes devido a possíveis ligações com defeitos congénitos.

Espalhe a Palavra...

Close Menu