Ortodontia - Aparelhos Dentários
Aparelhos Dentários - Ortodontia
A ortodontia é a especialidade da medicina dentária que tem por objectivo a correcção da posição dos dentes, permitindo melhorar quer a função do sistema mastigatório, quer a estética. A existência de apinhamento pode originar cáries e problemas periodontais (por dificuldade de higienização) com a consequente perda dos dentes.
Maloclusões severas não corrigidas podem originar problemas da ATM com sinais e sintomas que comprometem a qualidade de vida. Assim, a ortodontia para além de melhorar significativamente a qualidade de vida, aumenta inegavelmente a auto estima e favorece as relações interpessoais.
Existem problemas dentários complexos que exigem a articulação da ortodontia com outro tipo de intervenções, como sejam, cirurgias, desvitalizações, restaurações, implantes ou tratamentos periodontais. Nestas situações, é elaborado um plano de tratamento que privilegia uma abordagem multidisciplinar entre as diversas áreas.
O tratamento ortodontico em adultos é cada vez mais prática corrente, pois possibilita uma reabilitação oral de fundo, permitindo realizar um melhor trabalho em termos de colocação de implantes ou coroas, permitindo não só um melhor resultado estético, mas também uma maior longevidade da reabilitação efectuada.
Existem vários tipos de aparelhos dentários com distintas finalidades; o aparelho fixo composto por braquetes de metal, o aparelho estético de cerâmica, o Damon System e o InvisAlign, de contensão ou os expansores. O mundo dos aparelhos ortodonticos é vasto e diverso, sempre adaptado a diferentes problemas e soluções.
A Cor dos Aparelhos Ortodonticos
São os elásticos que dão a cor aos aparelhos ortodonticos e existem em quase todas as tonalidades ; verde, amarelo, prata, vermelho, rosa, branco, lilás. O paciente pode sempre escolher a sua cor preferida condizendo por exemplo com uma peça de vestuário ou de acordo com o seu estado de espírito. A cor escolhida nunca é definitiva e pode ser alterada todos os meses através da mudança dos elásticos na consulta periódica no dentista.
Aparelho Dentário Fixo Convencional
A ortodontia fixa é geralmente a mais utilizada. Permite um controlo maior do plano de tratamento por parte do dentista e esse controlo aumenta a sua eficácia.
Invisalign | Aparelho Invisível
O aparelho ortodontico Invisalign consiste de uma série de alinhadores utilizados em sequência, confeccionados sob medida. Estes alinhadores é o que vão fazer o reposicionamento dos dentes gradualmente até atingir o sorriso desejado. É muito discreto e quase imperceptível. As suas vantagens principais são: pode se retirado para alimentar-se e realizar a higiene oral, sem fios metálicos e seu amigos nem vão notar que está realizando o tratamento.
Aparelho Dentário Estético
O aparelho estético tem a mesma função que o aparelho dentário convencional de metal corrigir dentes tortos e desalinhados. Os pacientes querem corrigir a má formação sem esquecer a estética e a sua aparência.
Aparelho Autoligado | Sem elásticos
Aparelhos autoligados são aparelhos com braquetes com encaixes chamados de autoligados que dispensam o uso do elástico. Podem ser metálicos ou estéticos (cerâmica). Esta técnica permite um maior espaçamento entre as consultas, proporcionando um maior conforto ao paciente. Indicado para pacientes extremamente exigentes.
Expansor Palatino
O expansor palatino é um aparelho dentário fixo cujo objectivo é alargar o arco do maxilar superior. Trata-se de uma placa de plástico que se encaixa junto ao céu-da-boca.
Aparelho Dentário de Contenção
O aparelho dentário de contenção removível é geralmente aconselhado a crianças com ou sem dentição definitiva com o objectivo de modificar o crescimento. É muito eficaz em crianças até aos 12 anos de idade. Este tipo de aparelho removível é também aconselhado a jovens com ligeiro desalinhamento dentário. Muitas vezes é utilizado como complemento final do tratamento de ortodontia fixa. Tal como o nome indica são removíveis, podem ser retirados para as refeições e para higienizar.