Ligue-nos / Call us: 282 457 018

Fotoenvelhecimento

Fotoenvelhecimento

Com a idade, os processos que acontecem na pele começam a abrandar e a estrutura a enfraquecer. As substâncias que mantêm a pele firme e suave começam a ser reduzidas. Isto é devido à combinação dos efeitos internos de envelhecimento do corpo com os factores externos.

Tratar Rosácea com ZO SKIN HEALTH na Clínica PRIVÉ

Causas externas do envelhecimento da pele

Os factores externos que influenciam a velocidade a que a pele envelhece são todos relativos a um processo específico, o stress oxidativo. Esta é a libertação de moléculas chamadas radicais livres (ou de espécies que reagem ao oxigénio) no corpo. A teoria dos radicais livres do envelhecimento diz que o ser humano envelhece devido à acumulação de danos causados pelos radicais livres. Um radical livre é um átomo ou molécula altamente volátil que consiste num electrão separado num escudo exterior. A maioria tem a capacidade extensa de danificar as estruturas de todas as células, incluindo os lipídios e proteínas.

Em circunstâncias normais, os radicais livres são apanhados e neutralizados pelos antioxidantes na pele: moléculas com a capacidade de os absorver e bloquear. No entanto, com o passar do tempo, a capacidade que a pele tem de desactivar os radicais livres começa a decrescer. O resultado é o dano a todos os componentes das células da pele. O stress oxidativo é acelerado e desencadeado por diversos factores de cada estilo de vida.

Causas internas do envelhecimento

Algumas das causas do envelhecimento da pele do rosto são inevitáveis e não podem ser alteradas. A nossa idade biológica determina as mudanças estruturais na pele e a eficiência das funções celulares. Estas abrandam a cada ano que passa.

Em vez de uma única causa, a pele envelhece devido a uma combinação de factores, tanto internos como externos. A compreensão desses factores vai ajudar a criar uma abordagem holística para a prevenção do envelhecimento da pele.

Factores que acelera o envelhecimento 

 

Sol
A exposição solar é o principal factor externo responsável pelo envelhecimento da pele por meio do stress oxidativo. Os danos na pele causados pela exposição prolongada e exposição diária aos UV é chamado de envelhecimento pela luz, também responsável pela pigmentação irregular.

Poluição
A exposição da pele à poluição, mais comum nas cidades, pode desencadear a libertação dos prejudiciais radicais livres. Além disso, a poluição agrava os efeitos da exposição ao sol acelerando o stress oxidativo.

Fumar
Os produtos químicos e a nicotina contida nos cigarros são responsáveis pelo aumento da quantidade de radicais livres na pele. Como a poluição, intensifica os efeitos da exposição ao sol, levando ao stress oxidativo.

Nutrição

Os antioxidantes são moléculas com a capacidade de neutralizar os radicais livres que danificam a pele, acelerando o seu envelhecimento. Uma dieta deficiente em antioxidantes não fará nada para ajudar a abrandar o envelhecimento da pele em geral. No entanto, comer muitas frutas e vegetais ricos em antioxidantes pode-se tornar uma ferramenta fundamental para uma abordagem holística para a prevenção do processo de envelhecimento.

Muito pouca atenção

A pele mal cuidada envelhece mais rapidamente. A limpeza completa com produtos adequados para o tipo de pele, juntamente com a aplicação regular de produtos de cuidados da pele direccionados para preocupação primária da pele, pode influenciar a pele. O uso de protecção solar eficaz quando exposta à luz solar é uma parte fundamental de prevenção.

TRATAMENTO

Compreender o processo de envelhecimento da pele informa sobre como a pele deve ser tratada. A perda de densidade pode ser gerida através do uso de produtos para a pele ou em conjunto com os tratamentos mais invasivos.

Dermocosmética ZO® SKIN HEALTH

Ajudam prevenir a ocorrência e são ingredientes chave para reduzir o aparecimento do fotoenvelhecimento.Protecção solar: é aconselhável a utilização diária de um protector solar de amplo espectro com FPS como parte de uma rotina diária de limpeza, clareamento e cuidado.

  • Arbutin. esta fonte natural de hidroquinona é um ingrediente chave em muitos produtos de clareamento da pele usado na Ásia. Embora não seja tão forte, ou eficaz, como hidroquinona produzida industrialmente, existem preocupações semelhantes sobre a sua segurança.
  • Retinóides (derivados da Vitamina A): mais uma vez, estes são relativamente eficazes, mas ambos podem irritar a pele e provocar sensibilidade ao sol (o que, naturalmente, pode piorar a hiperpigmentação). Os retinóides não são adequados para mulheres grávidas ou lactantes devido a possíveis ligações com defeitos congénitos.

Injeções de preenchimento dérmico: desenvolvidas para preencher rugas, mais comumente com Ácido Hialurónico.  

Injecções de toxina botulínica: trabalham restringindo temporariamente o movimento muscular facial. São mais comumente usadas na testa e ao redor dos olhos. Reduzem as rugas causadas pelas expressões faciais. Os efeitos desaparecem vários meses depois e o processo deve ser repetido para manter os resultados.

Peelings QuímicosO Ácido Glicólico ou Ácido Láctico têm como objectivo melhorar e facilitar a textura da pele removendo as camadas externas danificadas. O peeling também pode ajudar a aumentar a densidade e a espessura da pele, promovendo a síntese de colágeno. 

Resurfacing com LaserUm laser é usado para remover as camadas exteriores da pele do rosto e estimular o crescimento de novas fibras de colagénio. Enquanto a área cicatriza, a pele engrossa e melhora a densidade. 

Além disso, a perda de densidade e brilho pode ser desacelerada com uma abordagem holística para a prevenção.

Espalhe a Palavra...

Close Menu