Dentisteria Preventiva
Na vanguarda da inovação…
Oferecemos um conjunto alargado de tratamentos dentários, nos quais conciliamos um exigente padrão de qualidade com custos acessíveis.
Dentisteria Preventiva
A prevenção na medicina dentária é muito comum em pacientes de odontopediatria, porém uma abordagem preventiva é também importante para toda a vida.
É certo que nas crianças a evolução das cáries se dá de forma mais rápida, por isso a preocupação e o controle, no mínimo semestral, durante a infância. Em casos onde o dentista identifica uma maior propensão ao aparecimento de cáries, poderá até indicar a redução o período de retorno do paciente ao consultório.
Na fase adulta, o controle semestral é o ideal, porém o espaço entre as visitas pode ser diminuído caso o médico dentista identifique uma alta incidência de cáries, tártaro ou um aumento da susceptibilidade à doença periodontal, ou aumentá-lo caso julgue necessário. A ausência do paciente em consultório por período prolongado pode acarretar o desenvolvimento de problemas que poderiam ser prevenidos ou interceptados em uma fase inicial, com menor perda de estrutura dentária e ou óssea e periodontal.
Uma cárie que se formou em seis meses na estrutura superficial do dente pode ser facilmente restaurada em uma sessão, já a mesma cárie deixada sem tratamento, pode se propagar pela estrutura interna do dente atingindo a polpa e consequentemente o nervo do dente. Nesta situação, a cárie causa uma inflamação do nervo levando a um quadro de pulpite que gera a dor de dentes. Quando isto ocorre, é necessário o tratamento endodontico e uma restauração maior, já que o dente perdeu bastante estrutura, muitas vezes é necessário uma prótese, onlay ou até uma coroa com espigões para reconstruir o dente.
Seguindo com a filosofia da prevenção, uma cárie que inicialmente poderia ser removida e restaurada com resina composta, pode evoluir e no futuro precisar de um tratamento muito mais complexo, que é feito em múltiplas sessões. Existem pacientes que não tem muita tendência a desenvolver cáries e se sentem desobrigados do controle periódico, porém existem outros problemas orais que podem se manifestar de forma silenciosa e que também devem ser evitados. A formação de tártaro causa uma inflamação gengival que é indolor, porém pode levar a perda de estrutura óssea e retracções gengivais que são irreversíveis. É muito comum pacientes que nunca tiveram cáries ou tem um baixo índice de cáries desenvolverem a doença periodontal na fase adulta. Além da perda de estrutura dentária e periodontal irreversíveis, o tempo de tratamento pode aumentar consideravelmente, assim como o custo do tratamento se eleva devido ao maior número e complexidade de procedimentos necessários para reestabelecer a saúde e função do elemento dentário.
A PERFECT SMILE tem esta visão preventiva de saúde dentária e pratica um sistema de retorno avisando o paciente quando retornar ao consultório.
Visitas Periódicas
As visitas periódicas ao dentista precisam ser realizadas de forma consciente e sistemática. Consciente porque você necessita saber da importância dessa atitude para a sua saúde. Sistemática porque é rigorosamente necessário que você faça no prazo estipulado pelo dentista. Se respeitaram estes prazos conseguiremos intervir de forma precoce e rápida.
Destartarizações
Todos queremos dentes brancos, uma boca limpa e um hálito fresco. Isso é possível através de uma dieta cuidadosa, hábitos diários de higiene e destartarizações periódica dos dentes realizada pelo seu dentista. As destartarizações ou simplesmente limpeza dos dentes, é o procedimento que o dentista realiza para remover o biofilme (placa bacteriana) e o cálculo (tártaro) dental. A placa e o tártaro causam inflamação dos tecidos de suporte (gengiva, ligamento periodontal e osso) provocando sangramento e inchaço gengival, mobilidade e até a perda dos dentes. A destartarização dos dentes é realizada através do uso de curetas e do aparelho de ultrassom. O ultrassom é um aparelho possível de ajustar a potência, o que resulta num procedimento de mínimo desconforto. Somente alguns pacientes com hipersensibilidade dentária necessitam de anestesia.
Protectores orais
Os protectores orais são comummente usados por desportistas que correm riscos de quedas ou contacto físicos brutos. Observa-se muito em lutadores ou jogadores de futebol, basquetebol, rugby entre outros. Os protectores orais são ainda mais úteis para pacientes que fazem uso de aparelhos ortodonticos fixos.
Flúor Tópico
A aplicação tópica de flúor é uma espécie de terapia para os dentes, um reforço na protecção contra cáries. O flúor é um produto industrializado, quimicamente testado, composto por fluoreto que protege as cavidades dentárias.
Selantes de fissura
Os selantes são materiais plásticos transparentes, brancos ou matizados que são usados para “pintar” as superfícies rugosas dos dentes posteriores (pré-molares e molares), as quais usamos para mastigar os alimentos, promovendo a sua protecção.