Se as suas gengivas doem ou sangram ao escovar os dentes ou ao usar o fio dentário, ou se você apresenta um mau-hálito constante, visite o seu dentista. Qualquer uma destas situações pode ser um problema.
O seu dentista/higienista pode ajudá-lo a aprender técnicas correctas de Higiene Oral e a mostrar- -lhe como certas áreas na sua boca podem precisar de uma atenção extra durante a escovagem e/ou uso do fio dentário.
Como é feita uma Boa Higiene Oral?
Manter uma boa Higiene Oral é uma das atitudes mais importantes que você pode fazer pelos seus dentes e pelas suas gengivas. Uns dentes saudáveis não só lhe permitem que pareça e se sinta bem como, também, tornam possível que coma e fale adequadamente. Uma boa saúde oral é importante para um bem-estar total.
Um cuidado diário preventivo, que inclui uma escovagem e uso do fio dentário correctos, ajudá- -lo-ão a travar os problemas que surjam antes que evoluam e é muito menos doloroso, dispendioso e incomodativo que os tratamentos dentários mais evoluídos.
No período entre visitas regulares ao dentista, existem passos simples que cada um de nós pode tomar para reduzir, drasticamente, o risco de se desenvolver a cárie dentária, as doenças das gengivas e outros problemas dentários. Estes passos incluiem:
- Escovar os dentes duas vezes ao dia e usar o fio dentário diariamente
- Fazer uma dieta equilibrada e evitar os lanches entre refeições
- Usar produtos dentários que contenham flúor, incluindo a pasta dentífrica
- Bochechar com um elixir fluoretado se o seu dentista o aconselhar
- Certificar-se que os seus filhos com menos de 12 anos tomam um suplemento de flúor.