Cuidados Pós-operatórios
Cuidados Pós-operatórios
Nada de negligências quando o tema for cirurgia! Os Cuidados Pós-operatórios são os primeiros assuntos a ser esclarecidos!

Precauções devem ser tomadas em todas as etapas do processo da cirurgia, inclusive após a intervenção. Há cuidados que devem ser cumpridos à risca para evitar problemas e complicações. A eficiência da cirurgia de implante dentário ou extracção do siso não depende somente do seu planeamento. Os cuidados no pré e pós-operatório são factores preventivos de possíveis complicações, além de assegurar resultado satisfatório e mais rápido. O corpo humano, após qualquer intervenção cirúrgica, precisa de um tempo para se regenerar. O sistema imunológico fica alterada, a circulação sanguínea precisa trabalhar o dobro. A cicatrização e a eliminação de líquidos consomem uma energia muito grande do paciente. Por esse motivo é importante seguir as orientações do médico no pré e no pós-operatório. Desconfortos são esperados após o procedimento, é importante ter sempre alguém por perto para ajudar nas tarefas. Repouso é fundamental e previnem o aumento do edema (inchaço), dor, hemorragias e infecções. Os três primeiros dias são fundamentais para a estabilização inicial do coágulo sanguíneo, é neste período vai ser determinante para um bom resultado pós-operatório sem complicações. Qualquer cirurgia que atinja as expectativas tanto do paciente quanto do cirurgião, depende de uma série de factores.
Compressas podem diminuir o inchaço e sangramento
Compressas quentes ou frias podem ser óptimas alternativas. É recomendável fazer por vinte minutos a cada duas horas, isso irá ajudar a diminuir o edema, que nada mais é do que uma sinalização do organismo indicando que está contribuindo com o reparo e com a cicatrização. A dica é compressa frias nas primeiras 24 horas, e quentes nos próximos dias. Quando houver muito sangramento a dica é pressionar uma gaze directamente sobre o local da cirurgia, durante cerca de 30 minutos, troque a gaze e repita a operação até a hemorragia estar controlada. Se o sangramento continuar contacte o dentista. Podem ocorrer regiões arroxeadas na área da cirurgia. É uma resposta normal que ocorre em algumas pessoas e não é preocupante. Desaparece entre 7 e 14 dias.
Alimentação leve e dieta saudável
A alimentação não deve ser negligenciada. Uma dieta leve é recomendada antes e após o procedimento. Nos sete dias que sucedem a cirurgia, a dieta deve ser diferenciada. Iniciando com dieta líquida, e seguindo para uma dieta pastosa, evitando mastigar naquela região. Alimentos quentes podem prejudicar a cicatrização ou causar dor e desconforto. Beba muito líquido. A medida que for melhorando a mastigação de alimentos mais consistentes podem voltar a rotina.









Higiene Oral suave
Água morna e sal é uma boa dica. Muito cuidado com a escovagem, o local da cirurgia deve ser preservado. Uma boa higiene oral é importante para a cicatrização de feridas normal. Só utilize anticéptico oral se o dentista autorizar, o líquido pode ser muito agressivo. Gosto ou odores desagradaveis podem ocorrer. Isto é geralmente secundária a uma falta de limpeza adequada na área.
Medicação
Somente com prescrição do dentista. É preciso tomar cada fórmula na dose e horários indicados. Esta etapa é fundamental para uma recuperação perfeita. As dores mais fortes são esperadas para as primeiras horas após a cirurgia, portanto a prescrição deve ser iniciada logo e prosseguir continuamente as instruções.
Mulheres Atenção: alguns antibióticos podem interferir com a eficácia de suas pílulas anticoncepcionais. Por favor, verifique com o seu farmacêutico.
Não cuspir, não fazer bochecho nem sucção
Os hábitos acima promovem pressão negativa na boca podendo deslocar o coágulo que está em formação e gerar hemorragia.
Durma com um travesseiro alto
Sangramentos leves, enquanto o paciente está deitado, são bem comuns. Enquanto a cabeça estiver mais elevada, diminui a circulação e com isso o sangramento.
Faça repouso
As actividades nas primeiras 24 horas devem ser mínimas. Descanse tranquilamente com a cabeça elevada. Dois a três dias de descanso são recomendados. Actividades físicas vigorosas e desportos, bem como a utilização de instrumentos musicais de sopro, não deve ser reiniciado até que as áreas cirúrgicas cicatrizadas.
Não fume ou beba álcool
Quando existe uma ferida aberta na boca, exposta a inflamações e infecções, a recomendação é suspender o uso de cigarro, pelo menos até que os pontos sejam retirados. Isto porque as substâncias tóxicas do cigarro penetram na mucosa da boca e podem interferir na cicatrização, bem como causar uma infecção grave na área. No caso do álcool, a recomendação é suspender a ingestão durante o tempo em que se estiver usando antibióticos ou outras medicações, pois a bebida pode interagir com a medicação e causar efeitos colaterais.
Exposição ao sol pode causar hemorragia
A exposição ao sol ira, da mesma forma, aumentar a circulação do sangue e aumentar o risco de hemorragia.
Exercícios de alongamento evitam a rigidez da boca
O uso de goma de mascar e alongamentos suaves do maxilar, começando um dia após a intervenção cirúrgica, podem evitar a rigidez, que também é aliviada com compressas quentes. A extracção de um dente tão grande e de raízes tão profundas como o siso pode causar tensão muscular do rosto o que pode gerar dor e dificuldade em abrir ou fechar a boca. Esta situação não costuma se prolongar, normalmente desaparece com a cicatrização do local.
Anestesia
A anestesia usada pelo dentista dura em média 5 horas, porém pode ocorrer uma paralisia transitória. O fenómeno raro ocorre quando o anestésico atinge um nervo responsável pela sensibilidade da boca, daí é comum há uma sensação de formigueiro local por dias. Quando isso acontecer, o dentista deve ser avisado.
Náuseas
A medicação não pode ser tomada de estômago vazio. A náusea pós-operatória pode ser aliviada com a ingestão de bebidas gaseificadas e seguida de chá leve caldo de carne, e alimentos leves antes de retomar a sua dieta regular.
Em caso de emergência contacte o seu dentista
Se houver alguma dificuldade em respirar, febre, sangramento ou desconforto excessivo, aumento do edema após o terceiro dia ou quaisquer outros problemas preocupantes após a cirurgia, deve entrar em contacto com o profissional responsável ou procurar um centro emergência.
Não deixe retornar ao dentista
Em aproximadamente sete dias os pontos devem ser retirados, deixados por mais tempo pode causar infecções ou inflamações. Atenda a todas as recomendações do especialista.
Considerações Finais
O Juízo é sempre o foco de atenções. O dente do siso ou do juízo, como é chamado o terceiro molar, costuma causar dor e preocupação em muita gente. Por ser o último dente a nascer ele pode não encontrar o espaço necessário na gengiva. É preciso lembrar que muitos mitos são criados em analogia ao nascimento do dente tardio. Nem tudo é motivo de apreensão quando o siso começar a aparecer. Quando for necessário extrair o Juízo, o pós-operatório exige cuidados redobrados, as dores e infecções são comuns nesses casos. Esta cirurgia estimula uma sequência de reacções inflamatórias nos tecidos ao redor da área da extracção, inclusive com possíveis feridas que ficam expostas ao ambiente de bactérias, vírus e fungos, comuns na boca.