Sinus Lift
Sinus Lift - Elevação do seio maxilar
Sinus Lift a solução para implantes e o sorriso devolta…

A Sinus Lift é um processo que auxilia na reabilitação da arcada dentária, restaurando osso perdido com seu próprio osso natural. Sinus lift projecta a elevação do seio maxilar com enxerto ósseo, que através de procedimento cirúrgico visa aumentar a quantidade de osso na região posterior da maxila.
Actualmente os implantes dentários, estão sendo usados em grande número de pacientes edentulos totais ou parciais. No entanto, é necessário uma quantidade mínima de tecido ósseo para a inserção de um implante com comprimento e espessura seguros para suportar as forças oclusais; o que nem sempre é encontrado. Por isso, técnicas de aumento de rebordo alveolar e levantamento de seio maxilar foram desenvolvidas para viabilizar o uso dos implantes.
O que é Seio Maxilar?
Na face temos 4 tipos de seios: frontal, esfenoidal, etmoidal e maxilar. Dentre eles, o maxilar é o mais importante nas cirurgias de preenchimento para posterior colocação de implantes.
O seu tamanho varia de indivíduo para indivíduo, mas, em média, no adulto apresenta 35mm de base e 25mm de altura.
O levantamento do seio maxilar, ou sinus lift, é uma técnica cirúrgica simples que tem a finalidade de reabilitar áreas edentulas do maxilar posterior com reabsorpções ósseas.
Por quê fazer enxerto ósseo?
Quando um dente natural é perdido, o processo alveolar começa e se remodelar. A área sem dentes, denominada de cume, que, naturalmente perde altura e largura ao longo do tempo e o nível do chão do seio maxilar gradualmente torna-se menor, o que conduz a uma perda de volume do osso que está disponível para implantes que se baseia em uma osteointegração.
Para recuperar a arcada dentária e ter um sorriso completo e natural novamente, é necessária esta reabilitação que somente é possível com enxerto ósseo.









Este procedimento é seguro?
As técnicas e materiais utilizados para estes procedimentos vêm melhorando constantemente, tornando o enxerto ósseo para levante do seio maxilar um dos enxertos mais bem sucedido.
A elevação da mucosa sinusal tornou-se mais segura e previsível depois da inovadora técnica de elevação do assoalho do seio maxilar através do BSL _ Balão para Sinus Lift. Com esta nova prática a reabilitação da área de enxertos e implantes tornou-se mais fácil.
O BSL contempla técnicas já usadas como Caldwell-Luc e Summers e mostra-se mais efectivo. O balão tornou o descolamento e elevação da mucosa sinusal mais eficiente e seguro, dando ao profissional mais segurança e previsibilidade no procedimento.
O que é Balão para Sinus Lift?
O BSL, Balão para Sinus Lift, é um dispositivo cirúrgico. Trata-se de uma seringa conectada a um minibalão insuflável de látex hipo-alérgico (balão disponível em 3 modelos de bicos diferenciados para cada tipo de incisão) que, uma vez insuflado com uma injecção de soro fisiológico, deslocará e elevará a mucosa sinusal, substituindo as tradicionais curetas. O BSL oferece uma técnica pouco invasiva, sendo necessária uma osteotomia não maior que 6mm de diâmetro para qualquer tamanho de seio maxilar. A vantagem de usá-lo está na possibilidade de preestabelecer o volume de enxerto ósseo e a altura de elevação da mucosa sinusal é de reduzir a duração da cirurgia e minimizar os efeitos pós-cirúrgicos e riscos de perfurações da mucosa sinusal. Bom para o profissional, bom para o paciente!
Qual técnica é utilizada?
A Técnica da janela lateral proposta pelo Dr. Tatum
Esta técnica visa aumentar a altura do seio maxilar, permitindo um ganho ósseo em altura vertical entre 5 e 12 mm, colocando o enxerto no assoalho abaixo da membrana do seio maxilar. Desta forma, é realizado um retalho mucoperiostal na crista alveolar para a exposição da parede óssea lateral da maxila. Em seguida é feita a osteotomia com brocas diamantadas de corte, então a janela óssea é removida. Assim que a perfuração estiver completa o enxerto é colocado.
A Técnica da janela lateral proposta pelo Dr. Summers
Esta preconiza a utilização de osteótomos (instrumentos de formato cilíndrico com extremidade côncava) que tem a função de deslocar o osso alveolar para dentro da cavidade sinusal, elevando o assoalho, o periósteo e a membrana do seio maxilar com o mínimo de trauma e sem que ocorra a perfuração da membrana sinusal, uma vez que não há contato direto entre esta e os osteótomos.
O osteótomo é inserido dentro do osso maxilar comprimindo o osso e empurrando- lateralmente e preparando o local para fixar o implante.