Ligue-nos / Call us: 96 898 5085

Biomimética

Biomimética

 A revolução que está a chegar à Reabilitação Oral e à Estética Dentária – a Biomimética.​
Biomimética Dentária na Clínica Dentária PRIVÉ

A biomimética é uma área da ciência que tem por objectivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções. Procurando aprender com a natureza e imitando-a, trazendo para o nosso dia-a-dia as suas vantagens.

O biomimetismo está a guiar a evolução tecnológica em várias áreas. Cada vez mais o homem tenta colher frutos dos ensinamentos de milhões de anos de evolução que a natureza nos apresenta. Vários são os exemplos: o velcro (baseado numa semente), asas de aviões (baseadas em barbatanas de baleias ou asas de gaivotas), um carro biónico (baseado no peixe cofre) ou o fato de natação que Michael Phelps utilizou nos jogos olímpicos de 2008 (baseado na pele dos tubarões) que, de tão vantajoso, foi proibido em competição.

Na medicina dentária esta realidade não poderia ser diferente. A reabilitação biomimética é uma abordagem que vem revolucionar completamente a reabilitação oral e a estética dentária. As vantagens são imensas em especial no que toca à estética, durabilidade e preservação da estrutura dentária.

Nenhum material, por muitas vantagens que tenha, é melhor opção que o dente natural. Nada que o possa substituir ou alterar tem um aspecto tão natural. Por que razão deveremos então prescindir dele ou destruir boa parte da sua estrutura? Porque não honrar o que a natureza nos deu?

Na reabilitação biomimética praticamos uma abordagem conservadora e minimamente invasiva. Conservadora porque temos como principal objectivo preservar, sempre que possível, o dente. Minimamente invasiva porque, nos tratamentos, limitamos o desgaste da estrutura dentária ao mínimo necessário, podendo inclusive não existir desgaste algum.

A evolução tecnológica dos materiais dentários nos últimos anos foi enorme. Actualmente os sistemas adesivos, as resinas e as cerâmicas permitem-nos realizar tratamentos que nunca se assemelharam tanto ao dente natural. E quanto mais imitarmos o dente melhores serão o resultado estético e a durabilidade do tratamento.

Na reabilitação biomimética os tecidos dentários perdidos são reabilitados com resina (substituindo a dentina) e cerâmica (substituindo o esmalte). A união entre estas duas estruturas dentárias é imitada pelos sistemas adesivos. Tentamos assim mimetizar ao máximo o dente natural.

Materiais como os metais são excluídos desta filosofia de tratamento. Os metais são extremamente rígidos e bastante inestéticos. Pela rigidez das estruturas metálicas (muito maior que a do o dente), quando há um traumatismo habitualmente ocorre uma fractura que condena o dente. Numa restauração biomimética esta normalmente apenas se descola e o dente poderá ser retratado ou a restauração de novo aderida. Esteticamente as restaurações com metal também apresentam grande compromisso: são escuras, opacas e apresentam propriedades ópticas completamente diferentes do dente natural. Quem nunca deu conta de alguém com um dente da frente completamente opaco e com a gengiva cinzenta?

Mas talvez a grande diferença entre a reabilitação clássica e a reabilitação biomimética esteja na adesão das restaurações em vez da sua retenção mecânica. De facto, a evolução dos sistemas adesivos permite-nos aderir resinas ou cerâmicas aos dentes como antes não era possível. Então, se isso nos é possível, porquê continuar a desgastar dentes tentando obter uma retenção mecânica? Não será melhor, simplesmente, aderir uma restauração que substitua o que foi perdido? Porquê remover dente quando apenas basta acrescentar?

As cerâmicas dentárias apresentam particular interesse porque, pelas suas características ópticas e mecânicas, são o material que mais se assemelha ao esmalte dentário. Á luz da tecnologia actual conseguimos realizar facetas cerâmicas com espessuras mínimas até 0,2 mm. Estas cerâmicas depois de aderidas ao dente permitem um resultado extremamente estético e natural. Deste modo, conseguimos restaurar dentes com um desgaste mínimo, ou até sem desgaste, simplesmente aderindo a cerâmicas sobre estes. As facetas cerâmicas permitem corrigir forma, cor, tamanho e posição dos seus dentes.

O sorriso com que sempre sonhou está agora ao seu alcance!

Espalhe a Palavra...

Close Menu