Escovagem dos dentes

A escovagem dos dentes é fundamental para a promoção da saúde oral e prevenção das doenças orais.

A escovagem dos dentes é uma responsabilidade de todos, principalmente das famílias. Deve ser executada duas vezes por dia (uma à noite e uma  outra quando for possível), deve usar-se sempre um dentífrico fluoretado e uma escova suave, de tamanho adequado, para que seja  possível aceder a todas as áreas dos dentes.

Uma boa Higiene Oral resulta numa boca que cheire bem e pareça saudável. Isto quer dizer que:

• Os seus dentes estão limpos e sem restos alimentares
  • As suas gengivas têm uma cor rosa pálido e não doem nem sangram quando usa o fio dentário
  • O mau-hálito não é um problema constante

Se as suas gengivas doem ou sangram ao escovar os dentes ou ao usar o fio dentário, ou se você apresenta um mau-hálito constante, visite o seu dentista. Qualquer uma destas situações pode ser um problema.

O seu dentista/higienista pode ajudá-lo a aprender técnicas correctas de Higiene Oral e a mostrar- -lhe como certas áreas na sua boca podem precisar de uma atenção extra durante a escovagem e/ou uso do fio dentário.

Como é feita uma Boa Higiene Oral?
Manter uma boa Higiene Oral é uma das atitudes mais importantes que você pode fazer pelos seus dentes e pelas suas gengivas. Uns dentes saudáveis não só lhe permitem que pareça e se sinta bem como, também, tornam possível que coma e fale adequadamente. Uma boa saúde oral é importante para um bem-estar total.

Um cuidado diário preventivo, que inclui uma escovagem e uso do fio dentário correctos, ajudá- -lo-ão a travar os problemas que surjam antes que evoluam e é muito menos doloroso, dispendioso e incomodativo que os tratamentos dentários mais evoluídos.

No período entre visitas regulares ao dentista, existem passos simples que cada um de nós pode tomar para reduzir, drasticamente, o risco de se desenvolver a cárie dentária, as doenças das gengivas e outros problemas dentários. Estes passos incluiem:

• Escovar os dentes duas vezes ao dia e usar o fio dentário diariamente
  • Fazer uma dieta equilibrada e evitar os lanches entre refeições
  • Usar produtos dentários que contenham flúor, incluindo a pasta dentífrica
  • Bochechar com um elixir fluoretado se o seu dentista o aconselhar
  • Certificar-se que os seus filhos com menos de 12 anos tomam um suplemento de flúor.

Técnica de Escovagem

Incline a escova a um ângulo de 45º de encontro à gengiva a faça movimentos horizontais, tipo vai-vem ou circulares, com a escova a partir da linha gengival.

Escove suavemente as superfícies exteriores, interiores e de mastigação dos dentes fazendo movimentos curtos tipo vai-vem.

Escove a sua língua suavemente de modo a remover as bactérias e a refrescar o seu hálito.

Técnica Correcta para uso do Fio Dentário

Use, aproximadamente, 45 cm de fio dentário, deixando 3 ou 4 cm de fio para poder trabalhar

Envolva, suavemente, o fio na curva dos seus dentes

Certifique-se de que limpou abaixo da linha da gengiva mas evite lacerar as gengivas com o fio.