Selantes de Fissuras

Os Selantes de Fissuras são materiais plásticos transparentes, brancos ou matizados que são usados para “pintar” as superfícies rugosas dos dentes posteriores (pré-molares e molares), as quais usamos para mastigar os alimentos, promovendo a sua protecção.

0 selante age como uma barreira, uma película protectora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduz o risco de estas superfícies cariarem-se.

Esta película protectora de selante não deve ser muito espessa, pois poderá interferir na oclusão (na mordida). Deve apenas cobrir as superfícies rugosas dos dentes posteriores.

Por que os selantes são necessários?
Os dentes posteriores, os quais usamos para triturar os alimentos, contêm fissuras e fóssulas: pequenas ranhuras e depressões onde os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos e se acumulam e onde as cerdas das escovas não conseguem limpar.

A cerda da escova de dente é muito larga para poder alcançar o fundo destes sulcos e fissuras. Formando uma película protectora, os selantes protegem o dente dos restos alimentares e da placa bacteriana, diminuindo, assim, o risco de cárie.

Em quem os selantes devem ser aplicados?
As crianças são as maiores beneficiadas. Os selantes devem ser aplicados nos seus dentes, especialmente naqueles recém-erupcionados.

Os selantes são recomendados para todas as crianças, mesmo aquelas que recebem aplicações tópicas de flúor ou que vivem em uma comunidade com água fluoretada. 0 flúor ajuda no combate à cárie, mas é menos efectivo nas superfícies rugosas dos dentes.

Em quem não deve ser aplicado?
Naquelas pessoas de baixo risco de cárie, com dentes que tenham sulcos e fóssulas rasas, o que permite fácil limpeza. Para ser feita a aplicação do selante, é necessário que a superfície do dente esteja limpa e seca e, portanto, o paciente deve ser colaborador.

Existe algum inconveniente?
Nenhum. Apenas deve ser aplicado quando o dentista tiver certeza de que no fundo dos sulcos não existem cáries.

Como são aplicados os selantes?
Leva cerca de poucos minutos para um dente ser selado.

Primeiro, o dente que vai ser selado deve ser limpo, depois, sua superfície rugosa é preparada e o selante é aplicado, ficando aderido à superfície rugosa do dente.

O selante pode ser aplicado em pacientes adolescentes ou adultos?
Sem dúvida, desde que o paciente apresente risco de cárie, ou seja, presença de placa cariogenica, consuma guloseimas fora dos horários das refeições principais, esteja consumindo medicamentos que diminuam o fluxo salivar ou apresente mancha pré-cariosa nos sulcos e nas fissuras.

O selante necessita ser reaplicado?
Quando o selante é aplicado, ele “escorre” e penetra nas fóssulas e fissuras do esmalte do dente.

Durante a mastigação, irá ocorrer um desgaste natural dessa película protetora e por isso, para manter o efeito protector, há necessidade de verificação periódica durante as visitas de retorno; assim, o dentista determinará se a reaplicação é necessária.

Pergunte ao seu dentista se você e seu filho podem se beneficiar com a aplicação de selantes em seus dentes posteriores.