Ligue-nos / Call us: 282 457 018

Peeling químico

Peeling químico

As cavidades (cárie dentária) são as áreas que perderam substância como resultado de um processo que gradualmente dissolve a superfície externa mais resistente do dente (esmalte) e avança para o interior do mesmo.
3-STEP-PEEL na Clínica PRIVÉ

Peeling químico

Um Peeling consiste na esfoliação/ renovação mais ou menos profunda da pele causada por aplicação tópica de um ácido, sendo portanto um tratamento químico.

Existem vários tipos de ácidos com atuação a níveis diferentes de profundidade da pele e consequentemente com obtenção de resultados diferentes. Não se recomendam Peelings intermédios e profundos na pele de raça negra, pois o risco de despigmentação é enorme, com consequente aparecimento de manchas claras. Existem Peelings especificamente adequados a peles negras.

Não deve também realizar Peelings na gravidez e no pós-parto imediato, devido às alterações hormonais, assim como quando está a tomar certo tipo de medicamentos.

Por vezes associo Peelings TCA com uma Laser CO2 Fraccionado, de modo a melhorar as rugas periorais, o chamado «código de barras» e outras rugas e manchas.

Os peelings químicos são especialmente recomendados para pessoas que queiram uniformizar a textura da pele, clarear manchas, atenuar rugas e estimular a renovação do colagénio que dá firmeza à pele.

Este tipo de tratamento serve para apagar as rugas de expressão e o envelhecimento, nomeadamente rugas, manchas cutâneas, cicatrizes da acne, poros abertos ou flacidez.

ZO Stimulator Peel (Peeling Superficiai)

Embora que as de concentração mais baixa possam ser aplicados por esteticistas sem complicações habitualmente, os de concentração elevada só devem ser aplicados pelo médico.

Ao ser aplicado na superfície da pele, o ZO Stimulator Peel torna a Epiderme mais fina, fecha alguns poros dilatados e consequentemente dá a sensação de maior luminosidade da pele. Recomenda-se a realização de três a quatro Peelings espaçados em duas semanas, por forma a obter resultados visíveis. Nos casos de Acne ativo, ajuda a secar as borbulhas, habitualmente associado ao Ácido Salicílico. É altamente recomendado após o período de praia, de modo a melhorar os sinais de envelhecimento provocado pelo sol, nomeadamente as rugas muito finas superficiais resultantes da exposição ao sol. Pode melhorar também, embora de forma muito discreta, algumas manchas da pele, em associação a cremes despigmentantes tópicos.

Existem outros ácidos também de ação superficial, tais como o Ácido Fítico, Kójico, Mandélico ou Salicílico, com indicação para manchas de Melasma, inflamatórias ou solares. São também aplicados por sessões.

A aplicação do ZO Stimulator Peel demora cerca de quinze minutos e provoca sensação de ardor ligeiro, que passa quando termina o tratamento, após a aplicação ou não de um neutralizante. No fim do tratamento terá uma sensação ligeira de calor, alguma vermelhidão com alguns pontos esbranquiçados, sinais estes que desaparecem em poucas horas.

Não provocam, habitualmente, descamação da pele, pelo que no dia seguinte pode maquilhar-se e manter a sua vida social normalmente.

Deve evitar apanhar sol diretamente durante o período entre as sessões de Peeling e até durante dois meses após ter feito o último.

Claro que o sol deve ser sempre evitado no rosto, pois não esqueça que é dos principais causadores de envelhecimento precoce da pele e do aparecimento de manchas. Se adora estar ao sol e «não tem paciência» para proteger a pele, então não faça Peelings!

ZO 3-Step-Peel (Peelings Intermédios)

Este Peeling vão atuar ao nível da epiderme, mais ou menos profundamente de acordo com a respetiva concentração. Estão nesta categoria os Peelings de Ácido Tricloroacético ou TCA. Estes Peelings são recomendados para atenuar manchas de Melasma, solares e atenuam rugas finas de envelhecimento da pele. Podem também ser utilizados no rejuvenescimento das mãos e decote.

Habitualmente, recomendo a preparação da pele com a aplicação de um creme, a iniciar duas semanas antes do Peeling, cuja finalidade é bloquear as células da pele produtoras de Melanina e assim diminuir a probabilidade de pigmentação inflamatória pós-Peeling, a qual é um risco presente nos Peelings intermédios.

A aplicação do TCA provoca sensação de ardor muito forte durante cerca de dois minutos, pelo que nalguns casos de maior sensibilidade à dor, recomenda-se ser realizado sob anestesia sedativa. No fim da aplicação, a sua pele estará branca e a face começará a inchar, ao fim de uma hora o branco passa a vermelho. No dia seguinte permanece o inchaço indolor e ao longo dos dias a pele superficial fica castanha e começará a descamar. Demora cerca de uma semana até saltar toda a camada morta de pele e a aparecer uma pele fina, vermelha, sensível, a sua nova pele renovada.

Ao fim de duas semanas pode maquilhar-se de modo a disfarçar a vermelhidão e as diferenças de cor da pele, as quais vão demorar cerca de um a dois meses até uniformizar.

É importantíssimo continuar a aplicação do creme despigmentante e é proibido apanhar sol durante dois meses, pelo perigo de pigmentação reativa.

ZO Controlled Depth Peel (Peelings Profundos)

Neste campo engloba-se o Peeling de Ácido Tricloroacético, que vai destruir ate a camada intermédia da Derme e por vezes mesmo algum grau de Derme profunda, portanto, a pele vai renovar a partir daí. Ao destruir estas camadas, elimina rugas superficiais e profundas, atenua as cicatrizes de Acne, elimina e atenua manchas escuras, mas o risco de manchas de despigmentação da pele, isto é, a perda definitiva de cor, é grande.

A aplicação é dolorosa e deve ser feita sob anestesia local e sedativa. Após a aplicação, a pele fica primeiro branca e no dia seguinte começa a escurecer, com Edema da face, nalguns casos com Exsudação e crostas, dependendo do grau de tamponamento do Ácido Tricloroacético. Demora cerca de quinze dias até estar completamente renovada, sendo que este período não é doloroso.

De início, é de prever alterações de cor da pele, portanto vão estar presentes zonas de pele vermelha sensível, com zonas de pele menos vermelha e zonas de pele de cor normal. Estas diferenças de cor vão demorar entre dois a seis meses, aproximadamente, até uniformizar e, nalguns casos, com risco de Despigmentação permanente ou Hiperpigmentação pós-inflamatória temporária. Durante este período, pode maquilhar-se para disfarçar esta heterogeneidade de cor e não pode apanhar sol.

Outros tratamentos para as rugas finas e profundas, com resultado semelhante aos Peelings profundos e intermédios, são os tratamentos com Laser CO2, cujo grau de dor e recuperação é muito idêntico ao Peeling intermédio.

Uma pequena consideração acerca das manchas escuras da pele tão frequentes, sequelas habitualmente da gravidez, de doenças hormonais, da ingestão de certos medicamentos, como frequentemente a pílula, embora outros medicamentos também o possam causar ou o aparecimento de manchas reacionais após depilação a Laser ou cera. Estas manchas podem estar localizadas a vários níveis da pele e, portanto, quanto mais profundas, mais difícil ou impossível é a sua eliminação ou atenuação.

A minha experiência ao longo dos anos leva a concluir que é impossível  remover estas manchas completamente. Nenhum dos tratamentos que surgem como novidade é eficaz. Claro que podem ser atenuadas com Peelings, Laser IPL, uso de cremes despigmentantes, mas ao primeiro contacto com sol intenso, mesmo com protetor solar, elas reaparecem ou intensificam. Tem a ver com um registo e uma sensibilização das células produtoras de Melanina da pele e só uma destruição destas células seria eficaz. Claro que esta destruição implicaria também destruição de outras células presentes ao mesmo nível, sendo essas importantes elementos protetores da cútis no combate ao cancro da pele.

Portanto o conselho que dou face a este tipo de manchas é sobretudo profilático: cuidado com a depilação do «buço», deve respeitar religiosamente os cuidados recomendados e mesmo após um mês ter feito Laser ou cera, principalmente nas peles morenas, deve proteger muito bem com protetor solar na praia, pois ao fim duns meses, estas manchas podem aparecer.

O melhor para não ter manchas na pele é não apanhar sol e evitar os medicamentos que lhes estão associadas. As nossas bisavós e avós que envelheciam com algumas rugas, flacidez, mas poucas manchas, são uma prova disto.

Espalhe a Palavra...

Close Menu